Cirurgias Faciais

Otoplastia (Cirurgia Estética das Orelhas)

A Otoplastia é uma cirurgia plástica estética ou corretiva e corrige imperfeições da cartilagem das orelhas, diminuindo o aspecto de abano e proporcionando aparência mais natural à estética fácil.

Pessoas que nascem com orelhas mal formadas, ou seja, com o formato diferente do normal. A idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a criança começa o período escolar.

Pode ser local, com sedação ou geral. Em adultos geralmente utiliza-se a anestesia local, e em crianças, a geral é mais indicada.

O paciente pode receber alta no dia seguinte se a anestesia tiver sido local. Porém, quando a anestesia é geral, este é liberado no dia posterior à cirurgia.

O paciente não poderá dormir sobre as orelhas por 3 semanas e evitar qualquer tipo de trauma à estas. Esforços físicos devem ser evitados por 21 dias, e proteger-se do sol por 45 dias.

Uma bandagem elástica deverá ser utilizada para proteger e manter a orelha imobilizada junto à cabeça por um mês e meio apenas para dormir.

Em pacientes adultos, o mesmo poderá voltar ao trabalho de escritório em cerca de dois dias.

Raramente elas acontecem, porém toda cirurgia tem seus riscos, por isso é de extrema importância seguir as recomendações médicas do pós operatório.

Logo após a cirurgia, a orelha já se encontrará com praticamente 70% do formato final, porém há edema e esquimose (inchaço e roxidão) que costumam regredir em até 21 dias.

Lifting Facial

É o método cirúrgico utilizado para reverter parcialmente os efeitos do envelhecimento. Consiste na remoção do excesso de pele e resulta em uma aparência mais jovem e harmônica para o paciente.

Em casos de presença de rugas, flacidez e excesso de pele na face.

De 12 a 24 horas.

A recuperação é indolor, com leve sensibilidade na área operada que se reduzirá após alguns dias. O curativo compressivo e o dreno são retirados em 24 horas, esforços físicos devem ser evitados por 21 dias e a não exposição solar por no mínimo 30 dias, sendo de extrema importância o uso de bloqueador solar por até 6 meses após a cirurgia.

Há um preparo pré-operatório adequado, que deve ser seguido a fim de evitá-las. Complicações tendem a ser mais comuns em pacientes fumantes, sendo indispensável parar de fumar por pelo menos 30 dias antes da cirurgia.

O resultado definitivo é alcançado após 6 meses, pois esse é o tempo que leva para a cicatriz amadurecer.

Minilifting Facial

É a cirurgia indicada para pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele, em graus leves e moderados. Proporciona o rejuvenescimento ao remover o excedente de pele e realizar as correções necessárias.

Pacientes com flacidez e excesso de pele na face nos graus leve a moderado.

Geralmente local com sedação. Em alguns casos especiais ou quando associadas a outras cirurgias, pode haver a anestesia geral.

Quando com anestesia local e sedação, 12 horas. Porém, em anestesia geral, o paciente é liberado após 24 horas.

Roxidão e inchaço na face e pescoço ocorrem, porém regridem em até 14 dias. O curativo compressivo é retirado em até 24 horas. Não costuma haver dor nesse período, porém há certa redução de sensibilidade na região operada que retorna aos poucos com o tempo. Drenagem linfática e ultrassom são indicados depois de 7 dias da cirurgia.

Seguindo os cuidados pré e pós-operatórios elas não ocorrerão. Os pacientes fumantes correm mais riscos de complicações, pois apresentam certo comprometimento circulatório. Então se recomenda ao paciente que se abstenha do cigarro por pelo menos 30 dias antes da cirurgia.

Grande parte do resultado é alcançada após dois meses da cirurgia, e o definitivo após seis meses.

Lifting Frontal

Essa cirurgia ajuda a reposicionar as sobrancelhas e amenizar as rugas que surgem na testa diminuindo a flacidez.

Pacientes com linhas de expressão ou outros sinais de envelhecimento na região da testa.

Local com sedação.

O paciente poderá receber alta 12 horas após a cirurgia.

Roxidão e inchaço na testa ocorrem, porém regridem em até 14 dias. Não há dor.

Não há complicações desde que as orientações do pré e pós-operatório sejam seguidos.

Com três meses 80% do resultado já é obtido, e após seis meses o definitivo é alcançado.

Mentoplastia

É a cirurgia realizada para tratar a forma do mento, o queixo dos pacientes (parte que envolve mandíbula, pescoço e um terço inferior da face) seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.

Uma análise facial é realizada a fim de identificar o perfil do paciente com desarmonia. Assim, é determinado se o que ocorre é uma deformação de oclusão e/ou esquelética ou se o mento encontra-se apenas projetado ou retraído.

Um dia.

Geralmente não há dor. Há colocação de curativo nos dias iniciais, e recomenda-se repouso absoluto. Neste período de recuperação é preferível a ingestão de alimentos mais líquidos, progredindo gradualmente para os mais macios, após uma semana a alimentação voltará ao normal.

Seguindo as recomendações tanto do pré quanto pós-operatório elas não acontecerão.

De dois a três meses o resultado final poderá ser notado.

Rinoplastia (Cirurgia Plástica do Nariz)

Cirurgia plástica indicada para dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é como os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

Pacientes com desproporção ou desarmonia entre nariz e face, nariz inestético.

Pode ser local com sedação ou geral.

Se houver anestesia local e sedação, o tempo de internação são 12 horas. Caso seja anestesia geral, 24 horas.

Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo de acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias. Não costuma haver dor depois da cirurgia. O inchaço e roxidão regridem em até 21 dias. O edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.

Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos. Deve-se evitar calor (sol, banhos quentes e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

São muito raras na rinoplastia, desde que seguidas todas as recomendações médicas.

Após o primeiro mês grandes mudanças já poderão ser notadas, contudo o resultado definitivo é alcançado entre 6 meses e 1 ano.

Blefaroplastica (Cirurgia das Pálpebras)

A cirurgia melhora a aparência das pálpebras superiores, pálpebras inferiores, ou de ambas. O resultado é uma aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Geralmente a anestesia é local com sedação. Porém, a anestesia local ou geral também pode ser usada.

Até 12 horas, quando usada anestesia local com sedação. Pode ser estendido para 24 horas no caso de anestesia geral.

A formação de edema (inchaço) e equimose (manchas vermelhas) ocorrem, e variam de intensidade desaparecendo na primeira ou segunda semana. Para a minimização das mesmas são utilizadas compressas geladas de soro fisiológico ou água boricada nos primeiros dias. Deve evitar o calor (banhos muito quentes, cozinhar, etc.), que favorecem a formação do edema e das equimoses. O sol deve ser evitado por 3 meses (uso de óculos escuros).

São raras se seguidas todas as recomendações do cirurgião tanto antes quanto depois da cirurgia.

Ao final do primeiro mês a mudança já é perceptível, após 3 meses 80% do resultado já é alcançado, e ao final de 6 meses este já é definitivo.