Cirurgias Corporais

Cirurgia do Abdômen (Abdominoplastia ou Dermolipectomia)

Processo cirúrgico realizado na área do abdômen, que consiste na retirada de gordura e reposicionamento dos músculos da parede abdominal.

Pacientes com abdômen frouxo e flácido, com sobra de gordura e/ou pele. As causas mais comuns para essa situação são: envelhecimento, gravidez, oscilações significativas no peso e hereditariedade.

Geralmente peridual, podendo também ser utilizada a geral. Raramente se utiliza a local.

Um dia, porém isso pode depender da recuperação do paciente.

O paciente utiliza o dreno abdominal por alguns dias, o qual irá drenar o líquido que se forma abaixo da pele, facilitando assim a cicatrização. Devem-se evitar esforços, e o paciente ficará com uma posição curvada por até 15 dias, exercícios físicos também devem ser evitados por até um mês e meio. São indicadas sessões de ultrassom e drenagem linfática depois de 7 dias da cirurgia.

As complicações que podem ocorrer são hematomas, seroma, sofrimento da pele, deiscência (abertura da sutura) e infecção. Por isso é de extrema importância seguir todas as recomendações médicas para que elas não ocorram.

O resultado definitivo é obtido após 6 meses.

Prótese de Mama (Mamoplastia de Aumento)

É também conhecida como cirurgia da prótese de mama, utiliza-se implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.

É indicada para pacientes com mamas pequenas ou que após a amamentação tiveram grande redução do volume mamário, sem que houvesse ptose da mama (queda da mama).

Geralmente utiliza-se a geral.

Um dia.

A paciente não poderá fazer esforços por 30 dias, e nos primeiros 21 dias deverá evitar levantar os braços. Um sutiã cirúrgico deverá ser usado pela mesma no período de um mês e meio.

São raras, desde que seguidas às recomendações médicas.

Nos primeiros meses a cicatriz aparecerá avermelhada, e com o tempo irá se esbranquiçar ou atingir um tom mais próximo a cor da pele.

Prótese de Panturrilha

Procedimento cirúrgico no qual próteses de silicone são alojadas entre os músculos da panturrilha, deixando-as torneadas e com um formato mais estético.

Indicado para pacientes que apresentam pouca projeção na região da panturrilha.

Geralmente utiliza-se a peridural, pode-se utilizar também a geral.

De 12 a 24 horas.

É recomendado que o paciente não ande muito e evite subir escadas. Pode haver um pouco de dor nos primeiros dois dias, porém esta pode ser controlada através de analgésicos.

Desde que se sigam as recomendações médicas, elas dificilmente ocorrerão.

Após dois meses já pode se ver visto 80% do resultado, porém o definitivo é após 6 meses.

Mamoplastia (Redutora e Lifting das Mamas)

Essa cirurgia é realizada com objetivo de reduzir o tamanho das mamas, quando essas se encontram em um tamanho acima das características anatômicas do tórax. Melhorando o aspecto das mesmas harmonizando-as ao restante do corpo.

Recomendado para pacientes que querem melhorar o aspecto estético das mamas ou que desejam prevenir doenças causadas por mamas muito volumosas

Utiliza-se a geral.

24 horas.

Durante 21 dias o paciente deverá evitar levantar os braços, e não fazer muito esforço por 31 dias. O sutiã cirúrgico deverá ser utilizado durante um mês e meio.

Desde que se sigam as recomendações médicas, elas dificilmente ocorrerão.

Resultados:

Depois de 3 meses ocorre a acomodação da mama, que produz o contorno arredondado da região inferior da mama. O resultado definitivo acontece entre 6 meses e 1 ano.

Lipoaspiração e Lipoescultura

Cirurgia utilizada para remover o excesso de gordura corporal com o auxílio de uma cânula de aço inoxidável. Em alguns casos a gordura é retirada enxertada em outras partes do corpo (lipoescultura) como pernas e bumbum.

Pacientes com contornos do corpo desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada.

Depende da área e volume de gordura a ser lipoaspirado. Podendo ser desde a geral, local com sedação, local ou peridural.

De 12 a 24 horas, variando de acordo com o tamanho da lipoaspiração.

No primeiro mês ocorre melhora no edema (inchaço), após isso o paciente percebe um endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna, porém este melhora a partir do segundo ou terceiro mês. Durante um mês e meio uma cinta elástica deverá ser utilizada, após uma semana da operação é recomendada drenagem linfática e ultrassom.

São raras as complicações nesta cirurgia. Em grandes lipoaspirações é comum que aconteça o seroma, que é o acúmulo de liquido na região operada. Contudo, o esvaziamento deste pode se dar através de punções, e sem danos ao paciente. Em alguns casos pode ser utilizado também o dreno.

Resultados:

Após 4 meses se pode observar 80% do resultado, e após 6 meses nota-se o definitivo.

Lipo – Abdominoplastia

Pacientes com flacidez, excesso de pele e gordura localizada no abdômen.

Geralmente é a peridural, pode-se utilizar também a geral.

Geralmente, 24 horas, dependendo da recuperação do paciente.

O paciente fica com dreno abdominal por alguns dias. Manter a postura curvada por até 15 dias, e evitar fazer esforços. Exercícios físicos deverão ser evitados por cerca de um mês e meio.

São raras as complicações quando os cuidados pré e pós-operatórios são bem seguidos.

Resultados:

O resultado definitivo é obtido após 6 meses.

Prótese de Glúteo (Gluteoplastia de Aumento)

Cirurgia em que é colocada uma prótese em gel dentro do músculo do glúteo maior.

Pacientes com nádegas pequenas, ou que tiveram redução de volume após perda de peso.

Anestesia peridural.

De 24 a 48 horas.

O paciente deverá deitar-se de costas por 21 dias, as dores iniciais dos primeiros dias são controladas através de analgésicos.

O pós-operatório já percebe a mudança em relação à forma, porém resultado definitivo ocorre após 6 meses como em toda cirurgia.

Ginecomastia

Define o aumento benigno da região mamária masculina, e posteriormente, a sua retirada através da cirurgia.

Para pacientes que sofrem com esse incomodo estético causado pelo aumento da região mamária.

Local com sedação.

12 horas se anestesia local com sedação.

Malha compressiva será usada durante um mês e meio, devendo também se evitar esforços por 21 dias. Pode haver sensibilidade na região da aréola, porém a mesma é temporária.

Após 2 meses de cirurgia observa-se 80% do resultado, e o definitivo após 6 meses.

Dermolipectomia das Coxas

É a retirada do excedente de pele na região interna das coxas, proporcionando um contorno mais liso e menos flácido. Esse excesso de pele é resultado do ganho e perda de peso.

Pessoas com excesso de pele na região das coxas, que passaram por grande perda de peso ou oscilações e estão incomodadas com essa estética e querem melhora-la.

Peridural, podendo ser também geral.

24 horas.

Uso de cintas de compressão, evitar a abertura constante das pernas.

São raras desde que seguidas todas as orientações médicas do pré e pós-operatório. Pacientes fumantes devem abster-se do cigarro um mês antes da cirurgia, e pacientes que fazem uso de anticoncepcional também devem suspender o uso desses um mês antes do procedimento.

Resultado alcançado após 6 meses.

Dermolipectomia Branquial (dos braços)

Cirurgia para retirada do excesso de pele na parte posterior dos braços, proporcionando um contorno mais natural e menos flácido.

Pessoas com a pele dessa região mais flácida, seja após grandes emagrecimentos ou avanço da idade.

Anestesia local com sedação.

12 horas.

Evitar muitos movimentos e não levantar os braços por 30 dias.

Resultados:

Resultado definitivo obtido após 6 meses da cirurgia.

Abdominoplastia após Grandes Emagrecimentos

Cirurgia que remodela o abdômen retirando o excesso de pele e gordura. Não com o objetivo de emagrecer, mas sim de remodelar.

Pessoas que passaram por grandes emagrecimentos.

Peridural ou geral.

Entre 24 e 48 horas.

Uso de dreno por alguns dias, manter postura curvada por 15 dias e evitar esforços. Uso de cinta elástica pelo período de um mês e meio, drenagem linfática e ultrassom também são recomendados.

Resultados:

Resultado definitivo obtido após 6 meses da cirurgia.