MATÉRIAS

Poros na pele

Por: | Tags: | Comentários: 0 | junho 24th, 2015

Um corpo adulto tem em média 5 milhões de pelos (e poros) em seu corpo, então os poros dilatados na pele visíveis são a minoria. Uma forma de manter a pele com boa aparência é manter esses poros sempre limpos e saudáveis. Pois estes funcionam como um dreno, e a sujeira e óleo na pele são eliminados por esse delicado sistema de drenagem. Quando esses poros obstruem, cria-se um empilhamento de óleo (sebo) e células mortas no folículo piloso. Em pouco tempo, bactérias residentes na pele abrem seu caminho e crescem nesse poro obstruído, causando inflamação e também espinhas. Entretanto, existem formas de fazer com que os poros dilatados na pele pareçam menores.

Manutenção dos Poros na Pele
Muitas pessoas não gostam de ter poros grandes ou dilatados, visíveis na pele, principalmente na face (nariz e bochechas). Aqui estão algumas medidas que você pode adotar para minimizar a aparência dos poros dilatados na pele:
– Se você usa maquiagem, lembre de remover toda noite com um produto de limpeza suave para prevenir a obstrução dos poros;
– Proteja-se do sol. O sol e o envelhecimento espessam a camada mais externa da pele, formando um pequeno vulcão ao redor dos poros. Isso faz com que os poros apareçam maiores do que realmente são;
– Peles muito oleosas tendem a fazer com que os poros pareçam maiores. Lavando seu rosto regularmente para diminuir a oleosidade da pele pode melhorar a aparência dos poros. Soluções ou medicamentos contendo ácido acetilsalicílico podem desengordurar a pele e ajudar você a manter os poros limpos;
– Vestígios de células mortas de acumulam ao redor das bordas dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. Tratamento tópico com vitamina A pode prevenir a algutinação de células ao redor dos poros e reduzir os bordos dos poros, melhorando seu aspecto;
– Esfoliação como microdermoabrasão ou peeling de cristal remove as camadas de células mortas com o objetivo de deixar sua pele mais atraente. Algumas pessoas optam por peeling químico ou laser, que são procedimentos um pouco mais invasivos, mas com excelentes resultados. Consulte seu médico para saber qual o tratamento de escolha para seu caso.

O que Causa Poros Dilatados
– Pele Oleosa
Pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são.

– Idade
Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, o que naturalmente acumula com a idade (quando mais idosa uma pessoa, mais ela se expôs ao sol) também afeta o aspecto dos poros. O sol faz com que a pele fique mais espessa, aumentando o número de células mortas depositadas ao redor dos poros, contribuindo para a maior evidência dos poros.

-Sexo.

Em geral, homens tendem a ter mais poros dilatados que mulheres. Mulheres, entretanto, podem apresentar poros dilatados principalmente durante alterações hormonais, particularmente durante o período menstrual.

– Hereditariedade
A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

Tratamento dos Poros Dilatados
Para diminuir a aparência dos poros dilatados, deve-se começar por manter a pele e os poros limpos. Pode-se usar um produto que promove uma limpeza suave duas vezes ao dia. Também deve-se lavar a pele do rosto após exercícios físicos ou outras atividades que causam suor, para evitar o acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros. A utilização de um sabonete esfoliante uma vez por semana também pode ajudar, uma vez que ele promove uma quebra dos coágulos de células mortas que se formam ao redor dos poros e podem dar à pele uma aparência mais suave. Cremes que minimizam os poros dilatados contêm substâncias que aumentam a produção de glicosaminoglicanas pela pele, que ajuda a dar mais firmeza à pele ao redor dos poros, diminuindo a aparência dos poros dilatados.
– Microdermoabrasão/Peeling de Cristal
Esse tratamento consiste no uso de pequenos cristais que, em contato com a pele, promovem uma esfoliação leve. No mesmo aparelho existe um sistema de vácuo que aspira as células mortas e o óleo que podem obstruir os poros.
– Peeling Químico de Ácido Retinoico
O tratamento de poros dilatados com peeling químico tem ótimos resultados, assim como a microdermoabrasão..

Prevenção
A aplicação de solução retinoide tópica (vitamina A) pode não somente diminuir a aparência dos poros dilatados, mas também dissolver as bactérias que causam acne e tratar os danos do sol ao mesmo tempo (dois fatores que contribuem para o aspecto dilatado dos poros).
Os cremes esfoliantes são de fácil acesso, podem ser utilizados em casa sem o auxílio de um médico e ajudam a manter a pele e os poros dilatados limpos, melhorando sua aparência.
Por último, o uso de filtros solares podem proteger sua pele e evitar a piora dos poros dilatados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: