MATÉRIAS

Envelhecimento facial e tratamento

Por: | Tags: | Comentários: 0 | junho 24th, 2015

Envelhecer é algo natural a todos nós, e uma das formas de percebermos esse fato são as marcas que ficam em nossa pele, principalmente na face. Este é um processo que ocorre por si só, porém fatores externos também influenciam. Contudo, se não podemos evitar o avanço dos anos, pelo menos podemos agir sobre alguns destes fatores externos.

A ação do tempo

Todos sabemos que o tempo age sobre o envelhecimento da pele. A teoria mais aceita é que ocorre uma progressiva queda dos tecidos por ação da gravidade, mas evidências mais recentes mostram que ocorre uma remodelação dos tecidos mais profundos, que desaparecem de alguns lugares e surgem em outros, e nesse processo, a modificação dos depósitos de gorduras da face tem um papel importante. A isso é associado o dano actínico, (a ação do sol e da luz).

As alterações naturais que ocorrem são: rugas, perda da Elasticidade, perda do tônus muscular, flacidez, aspereza, rugas, sulcos e manchas. Confira abaixo algumas das modificações que a pele passa com o passar dos anos:

IdadeAlteração
30Discreta flacidez da pele
Flacidez de pálpebras
Início da evidência do sulco nasolabial
40Rugas na Testa
“Pés de Galinha
Saculação infra mandibular – Jowls
Perda do contorno da mandíbula
50Aumento da flacidez
Aumento das rugas
Rugas labiais e perilabiais
Saculação mandibular e perda do contorno da mandíbula
Papada
Queda do canto da boca
Ruga infra-labial
Queda da ponta do nariz
Diminuição dos tecidos profundos
Diminuição da projeção malar (maçã do rosto) e acentuamento do sulco nasolabial
Fotoenvelhecimento
Manchas
60Impressão de diminuição da abertura dos olhos pela flacidez palpebral
Pele mais fina
Flacidez evidente
Manchas – fotoenvelhecimento
70Acentuação de todas as alterações

Os Fatores Genéticos
Além dos fatores genéticos já conhecidos como cor da pele e espessura, outros também parecem influenciar para este processo, pois percebemos que algumas pessoas tem uma maior predisposição para envelhecer mais rápido que outras.

A ação do sol

Mas o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele é de longe a luz do sol. A radiação ultravioleta é responsável pelo foto envelhecimento, que são alterações na pele provocadas pela luz do sol. O UVB, ultravioleta de comprimento de onda curto, causa alterações na camada mais externa da pele, a epiderme. Já o UVA, ou ultravioleta de comprimento de onda mais longo, causa alterações as camadas mais profundas, a derme.

Outros fatores para o envelhecimento

O hábito de fumar, exposição às alterações climáticas, vento, poeira, etc também tem ação sobre o envelhecimento da pele. Pessoas que fumam têm mais rugas que pessoas que não fumam e a coloração da pele é mais amarelada. As alterações hormonais, decorrentes do próprio envelhecimento, os radicais livres e outras alterações do funcionamento químico do corpo contribuem para o processo.

Tratamentos para o Envelhecimento Facial
Existem três fatores a ser considerados: os resultados, os ricos e as dificuldades. Os resultados significam atender ao máximo os objetivos de rejuvenescimento. Todo tratamento médico envolve riscos e efeitos colaterais, que devem se considerados quando forem realizados, e dependendo do tratamento, existe a necessidade de se afastar das atividades e maior ou menor desconforto antes ou depois da realização do procedimento, o que caracteriza as dificuldades.

Atualmente, a medicina oferece uma grande diversidade de procedimentos, e na clínica após uma avaliação poderão ser esclarecidas a melhor opção de tratamento, e os fatores acima poderão ser discutidos.

Após uma avaliação médica poderá se definir o melhor tratamento para seu caso. Conheça também nossas técnicas de rejuvenescimento facial. (link para o post).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: